Como funciona a linha "aquisição de terreno e construção"
O que é?
Nessa linha de financiamento, ajudamos você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento da entrada.
O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e tem como garantia a alienação fiduciária.
A taxa de juros é a partir de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar bruta.
Famílias com renda mensal até R$ 3.600,00 possuem descontos especiais na forma de subsídio.
Como é o processo?
1 – Definição da sua capacidade de financiamento:
Qual a sua real capacidade de financiamento?
Essa informação é fundamental no processo, e é obtida através de uma simples simulação junto à imobiliária. Onde você deve responder um questionário para gerar o valor máximo de crédito possível para a aquisição do imóvel
As informações devem estar corretas, pois determinarão o seu potencial financeiro para se comprometer com o crédito imobiliário.
A simulação, como o próprio nome diz, fornece uma prévia dos possíveis valores que a CAIXA poderá liberar, mas para termos certeza do valor a ser liberado é necessário separar os documentos pessoais e os comprovantes e solicitar uma aprovação de crédito.
Abaixo, listamos os critérios para a obtenção de financiamento imobiliário junto a CAIXA:
- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
- Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;
- Possuir capacidade civil e de pagamento;
- O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SPC e SERASA;
- A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
- Não ter empréstimos ou financiamentos em andamento
- A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.
Estamos aqui PRONTOS para ajuda-lo a fazer sua simulação e analisarmos quais as melhores opções de financiamento de acordo com o seu perfil, assim você poderá começar a planejar quanto gastar no terreno e na construção da casa.
2 – Encontre o terreno ideal
Aqui através da parceria com diversas imobiliárias onde possuem corretores habilitado, deve se dar início ao processo de busca de um terreno, dentro dos critérios estabelecidos previamente pelo seu perfil (limite de valor, localização, topografia, posição solar, vizinhos, entre outros).
Neste momento é importantíssimo a figura do corretor, que deverá fazer o
3 – Elaboração do Projeto Arquitetônico, Cronograma Físico-Financeiro da obra e Memorial Descritivo
Nesta fase iremos trabalhar junto com o cliente para criar projeto arquitetônico da futura casa e executar todos os trâmites de aprovação do projeto até a licença de construção junto a Prefeitura local.
Com o projeto arquitetônico definido, deverá ser providenciado o cronograma físico-financeiro da obra e o memorial descritivo, onde será descrito o tempo de execução da obra, com o detalhamento dos serviços que serão executados e o percentual de conclusão à cada mês, assim como o detalhamento de todos os materiais que serão empregados na construção.
4 – Avaliação do Terreno, análise jurídica e assinatura da escritura junto ao Banco
Depois de aprovar o projeto, elaborar o cronograma físico-financeiro e o memorial descritivo, nossa equipe de correspondentes bancários montará o dossiê com o pedido de financiamento, o banco irá enviar um engenheiro para averiguar se o terreno atende todos os requisitos para liberação do financiamento e se ele pode ser usado como garantia pela Caixa.
Com aprovação do terreno pela engenharia, todos documentos seguem para a análise jurídica do banco, com tudo certo ele libera o contrato de financiamento, que por lei, tem força de escritura para ser assinado.
4 – Construção
Após concluir a documentação, o financiamento aprovado e o contrato assinado, chegou a hora tão esperada. IREMOS DAR INÍCIO A SUA CONSTRUÇÃO, inclusive fornecendo o material.
Mensalmente iremos solicitar visita técnica do engenheiro da caixa que irá verificar o cumprimento do cronograma bem como das condições técnicas da execução do imóvel e ira fazer o desembolso segundo o cronograma físico-financeiro aprovado e conferido na obra
Durante o período de construção, só é cobrado o valor correspondente aos juros do financiamento. A amortização começa à partir da prestação seguinte à da liberação da última parcela do financiamento.
Dicas finais
Contratando uma empresa que está no mercado a mais de 20 anos, com experiência e certificação no PBQP-H (programa brasileiro de qualidade habitações)
- Terá uma só empresa responsável desde a aquisição do terreno até a entrega e registro de seu imóvel junto ao cartório
- Garantias contratuais quanto a execução e materiais aplicados
- Acompanhamento com transparência de todas as etapas
- Livre escolha do local da moradia, tipo e tamanho do imóvel de acordo com o sonho da família